sábado, 2 de agosto de 2008

Gerônimo


"Só uma pessoa hoje faz um excelente trabalho. O Gerônimo. Apresenta-se todas as terças feiras na escadaria da Igreja do Passo. Faz um excelente trabalho musical, convida os melhores músicos e gente nova. Começou com meia dúzia de gatos pingados assistindo e hoje consegue preencher toda a escadaria, sem auxilio da imprensa, mas pela qualidade do trabalho". (Neguinho do Samba - em entrevista)

O show “O Pagador de Promessa” é organizado por Gerônimo desde 2002. Neste encontro musical, o artista toca suas composições e abre espaço para outros artistas se apresentarem. Atualmente este está sendo o principal projeto do músico que não conta, segundo o mesmo, com patrocínio ou apoio.

Em entrevista Gerônimo afirma que sua vida artística começou no Pelourinho. Além de ter morado no Centro Histórico, em 1979 e depois entre 1981 a 1985, sua música “Eu sou negão” torna-se, em 1987, um manifesto afro dos “guetos” como Pelô e Liberdade. Neste período Caetano também cantava “Eu sou neguinha?”. Segundo Gerônimo, “o que estava em jogo naquele momento era a luta pelo respeito às manifestações negras. E a gente não queria isso só no carnaval não”.

Gerônimo Santana Duarte foi músico do trio elétrico Dodô e Osmar, na década de 1970, tocou e saiu no Afoxé Filhos de Gandhi durante alguns anos e, assim como muitos artistas baianos nos anos 1980, também misturou a musica caribenha com o ijexá do candomblé em suas composições.

Segundo Gerônimo, a movimentação cultural no Pelourinho não tinha tanta força como tem hoje, as manifestações culturais eram espontâneas. Foi com os ensaios dos blocos afros que se começou a organizar uma agenda cultural do Pelourinho, atraindo uma população que antes não freqüentava a área.
A imagem, retirada do site http://www.musicapopular.org/, é do primeiro albúm do artista, lançado em 1983.

2 comentários:

Marcus Gusmão disse...

A única vez que eu cheguei mais perto deste show de Gerônimo foi quando o som atrapalhava a Orquestra Neojibá que tocava no Pelourinho. Não foi uma experiência boa. Mas gosto de Gerõnimo, uma colega de trabalho não perde e o blogueiro paulo Galo, morador do Centro Histórico é fâ de carteirinha. Veja http://blogdogalinho.blogspot.com/2008/06/quanto-vale-gernimo.html

Giuliana Kauark disse...

Valeu pela dica.. vou lá no blog agora mesmo